21

Abril

2018

Epicentro Dalva - Pedra Bela/SP

Nesta visita Bia Goll junto com Karin Hanzi e equipe Dalva, será abordado temas como:
*Introdução às Pancs 

*Autonomia na alimentação

*Reconhecendo as plantas de comer  

*Técnicas de plantio da própria comida

O que é ser Gourmet?
 Acredito que seja se divertir realmente com a alimentação,  de várias formas :  físico , mental, energético, emocional, cinestésico, visual, sensorial , artístico, cultural, histórico e mais.  Como ser gourmet é a questão, precisamos abrir nossos corações e mentes para poder abrir o corpo, ou seja, as papilas.
 Com os sabores básicos vamos aos poucos expandindo nosso paladar para outras sensações e experiências não tão óbvias e muito ricas. Os pratos onde o umami predomina é nosso comfort food mais importante, sabor do leite materno . Na verdade ele  não é exatamente um sabor e sim o sinergético de alguns sabores básicos, mais conhecido pelo glutamato.Alguns ingredientes como o tomate, parmesão e cogumelos nos oferecem esta experiência direta quando degustamos com calma,  o gosto final  é do umami. Atenção para as comidas industrializadas que justamente nos `seduzem` com o glutamato monossódico, o tal realçador de sabor que na verdade elimina nossa sensibilidade gustativa, lixa nossas papilas, nos tornando o oposto do gourmet e dependentes de temperos industrializados.


Programação

Sábado
8:30 às 9:30 hs: 
-Café da Manhã: Venha com fome!!
-Mesa linda decorada com plantas ,pedras, cascas, tudo orgânico aqui do sítio e nossos vizinhos, 
-Comidas bem fresquinhas, tradicionais e acolhedoras, como uma bela omelete com pão caseiro, pão de queijo, com queijo da região, mingau de aveia e mel, com leite puro e mel local, bolos e broas com ingredientes bem vivos. Chás com suco  e café ,tudo Artesanal.

9:30 às 10:15
Apresentações das realizadoras do curso, Bia Goll, Karin Hanzi e equipe Dalva. 

10:15 às 12:15
-Tour do Dalva: apresentação do sítio, história, passeio pelo Dalva mostrando os projetos, conversas, perguntas & respostas – temos uma casinha em construção bem legal, com esgoto ecológico, feita com madeira do sítio, o Léo Basile da nossa equipe, é o construtor e vai apresentar! As águas negras vão pras minhocas comer, ciclo completo!

-Introdução as pancs e autonomia na alimentação, reconhecendo as plantas de comer e técnicas de plantio da própria comida.  
-Fruta e chás com suco e lanchinho.

12:30 às 14:30
-Almoço e conversas:
 Almoço bem rico de sabores, explicação de cada sabor na língua, no corpo. Efeitos que a comida causa no nosso metabolismo,  reações que vamos sentindo durante o dia, todo o processo bem presente.

14:30 às 17:30
-Atividade na terra já com um olhar  mais amplo gastronomicamente, ação no sítio e consciência do comestível, do quão ativo podemos ser na produção do nosso alimento, olhar para a natureza com este viés, gerando curiosidade, respeito e gratidão pela generosidade sem fim dela.  
-Colheita de alguns ingredientes do jantar e elaboração de parte do cardápio juntos.

 
20:00 hs
Jantar com conversa, meditação e conexão com o planeta, já se preparando para o dia seguinte, onde trabalharemos mais intimamente o cardápio juntos.


Domingo
7:00 às 8:30hs
Café da manhã caseirinho, tradicional, com plantas do sítio  e falando dos nutrientes e o que eles estimulam no nosso corpo. 

8:30 às 9:00hs
-meditação e preparação para o trabalho, alongamento.

9:00-10:00hs Colheita na horta e falar sobre os alimentos colhidos.

10:00-12:30hs Cozinhando almoço juntos.


12:30 às 15:00hs
Almoço e conversa sobre os sabores , as texturas, a experiência gourmet mais profunda depois desses 2 dias. Falaremos também dos microrganismos na alimentação, queijos, kombucha, kimchi, chucrute, vinhos, cervejas.


15:00 às 17:00hs
Encerramento e uma dança circular, fechamento do ciclo de ecogastronomia: de onde a comida vem, como a preparamos(reconhecimento das plantas  e cuidado no plantio, sazonalidade, etc), como a servimos(harmonia entre os seres, respeito aos processos), o efeito no nosso corpo(nutrientes, saúde, diferença entre comida de verdade e alimento industrializado) , o cuidado com os resíduos que voltam para a terra e recomeça o ciclo.

©2019 por Bia Goll