Casa conceito: a Casa Botânica

Somos seres humanos no planeta terra e vivemos bem quando em harmonia com ela.

Fazem seculos que estamos nos afastando desta integração natural e nos perdendo, ficando doentes em vários níveis e deixando a terra doente também, A cura é conjunta.

Em 2010 comecei a montar minha primeira casa permacultural, ainda não sabia que seria isso,  no restaurante que eu tinha desde 2007 o Otto bistrot,  fiquei la ate 2015 e realmente vivia de um jeito bem próximo do que acredito ser o ideal para mim,  compostava tudo, plantava muitas ervas e alguns legumes, rizomas, tubérculos,  tinha uma pequena cisterna, andava quase que somente de bike, recebia tudo orgânico sem embalagens,  tudo era second hand,  fazíamos muito artesanato em grupo como bordados, tricot, crochet.  Querendo uma nova fase, entreguei a casa e fui viajar.   

Em 2018 por conta de um projeto no Brasil, resolvi alugar novamente uma casa com a ideia de ser o mais ecológica possível numa megalópole e com os nossos maus hábitos atuais.

Queria uma casa maior para poder morar com pessoas,  e com mais jardim para produzir mais comida.

Nesta casa conceito compramos  comida de produtores que nos entregam toda semana, também vamos na zona cerealista para os ingredientes secos e queijos , enterramos nosso composto,  produzimos nossos produtos de higiene e limpeza,  cozinhamos quase tudo , fazemos nosso pão, iogurte, kombucha,vinagre, as vezes macarrão, geleias, kimchi, chucrute, marmeladas, caldas, etc.

É um desafio diário a questão de não gerar lixo e manter a harmonia. Vamos pintar algo? qual tinta menos poluente? oque fazer com o balde de tinta, com os rolinhos usados?  Vai descartar um sapato velho? onde? Vamos fazer uma composteira que dura mais que uma feita por pallet, mas qual madeira? vamos usar protetor químico na madeira que vai ficar no tempo?

Todos os dias nos questionamos das melhores praticas ecológica e todos os dias conseguimos fazer algo que achamos legal e muitas coisas que são destrutivas mas mais praticas para aquela situação. Nao devemos radicalizar mas também não relaxar completamente senão não gera mudança.

Temos muitas flores, plantas lindas nos saudando todos os dias, visitas de muitos pássaros , insetos.

Atualmente estamos identificando as plantas da casa e colocando plaquinhas para inspirar os vizinhos a plantarem plantas comestíveis junto com flores e deixar também as espontâneas terem vez!  A variedade de aves e insetos aumentam a cada dia, tornando tudo mais colorido e saudável 

©2019 por Bia Goll