Cozinha rápida e saudável

Como preparar pratos rápidos e saudáveis sem receitas, com apenas 1 panela e 20 minutos. 

Desaprendemos a cozinhar.

Como seres humanos na terra já sabíamos fazer isso muito bem, reconhecer e preparar a própria comida, fazia parte da nossa rotina cuidar da nossa alimentação,  tiraram este prazer da gente.

Agora temos uma cultura de alimentos ultra processados e uma falsa ideia de que cozinhar da muito trabalho, consome nosso precioso tempo.

Cozinhar é simples, natural, nos dá muito prazer e saúde.

Com esta oficina mostro que conseguimos montar pratos completos usando 1 panela e 20 minutos, com todos os nutrientes que precisamos e super delicia.

Na verdade não sabemos mais oque comprar, quais ingredientes misturar, perdemos o jeito.  Ensino a recorrer ao nosso arquivo de sabores que juntamos por uma vida,  lembrar desses ingredientes e misturar de um jeito bem gostoso e pratico. 

Uso receitas para libertar as pessoas das receitas.

Oficina que pode ficar uma confraternização, já que fizemos juntos 5 pratos. Media de 10 pessoas.

Quer saber mais? Clique aqui

O que é ser gourmet? Vou te apresentar uma experiência guiada através dos sabores!  

Fazem décadas que não temos uma introdução alimentar adequada, nossos avos já tomavam refrigerante e leite condensado. Então nosso paladar não expandiu e fica difícil comermos uma variedade grande de especiarias, pimentas, ervas, tubérculos , rizomas e todas as maravilhas que a natureza nos da se não conhecermos, estivermos abertos realmente a nos divertir e aprender com gastronomia.

Com essa vivencia degustamos muitas coisas diferentes da natureza, conversamos sobre como introduzi-la no nosso dia a dia de um jeito harmonioso, sem aquela chatice de come porque faz bem' a gente quer comer porque é gostoso!   Mas para isso a introdução alimentar é fundamental,  conhecer todos os sabores e apreciar faz parte do processo.

Sao vários pratos e texturas na mesma vivencia, uma farra!

Quer saber mais? Clique aqui

O Poder das Plantas

Cada planta, assim como cada ser vivo tem seu valor.

Falamos aqui de varias , ervas, raízes, sementes, folhas, cascas, flores .

Aprendemos a fazer infusões, pastas , banhos, escalda pés e como usar para temperar nossos sanduíches e pratos.

Como usar as plantas secas ou frescas,  fazer um lindo varal de ervas.

É uma oficina que podemos fazer para adultos e crianças, em vários formatos e grupos.

PANCs

Muita gente questiona o custo de uma alimentação orgânica, alegando ser mais cara. Se formos comprar tudo do jeito convencional sou obrigada a concordar,   mas na verdade a natureza é super generosa e muito do que vemos ao nosso redor é comestível. Alem do fato de podermos plantar parte da nossa comida, ervas, folhas muitas coisas podemos colher dos parques e praças. Temos muitas arvores frutíferas pela cidade e temos as PANCs plantas alimentícias não convencionais..

Nessa vivencia vamos degustar muitos pratos com elas!

Aprender a misturar elas nos nossos pratos do dia a dia e desmistificar nossa relação com a natureza na cidade.

Comidas Mediterrâneas

Muita gente fala da dieta mediterrânea mas sera que já parou para pensar sobre a historia dessas comidas, alem da geografia?

Vamos falar dos países com essa gastronomia mais marcante, também das rotas históricas e miscigenação cultural ate oque conhecemos hoje como comida mediterrânea.

E claro fazer uma super degustação de entradas, pratos principais e sobremesas clássicas!

Comidas do Mundo

Uma das maiores diversões é desvendar as características de um pais através da sua gastronomia, como combina os sabores , texturas, cheiros e cores. 

Quando falamos de comida asiática estamos falando de um universo infinito e muito diversificado, alem dos países serem muitos diferentes entre si, exemplo japão e china, os próprios países tem uma variedade de pratos enorme que torna impossível classificar  de uma só forma, a Índia do sul é totalmente diferente do  norte ou central por exemplo.

Nesta palestra viajaremos o mundo através das comidas, México, Tailândia,Africa do Sul, Alemanha e muitos outros para vermos o quão diversificado pode ser se alimentar, o quão rico, divertido!  

©2019 por Bia Goll